segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pavê de Biscoito Moído


Faz tempo que tenho essa receita no meu acervo mas não surgia oportunidade para prepará-la, até que uma tia veio me visitar e deixou um saco de 1 kg de biscoitos aqui em casa! Sabendo que não ia dar tempo de comer essa quantidade toda de biscoitos antes que ficassem ruins, lembrei dessa receita de pavê que estava na fila de espera. O pavê é bem diferente de todos que já experimentei.

Ingredientes:

Para a 1ª camada:
1 lata de leite condensado
200 mL de leite
3 gemas (peneiradas)
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (chá) de amido de milho

Para a 2ª camada:
200 gramas de chocolate em pó
2 pacotes de biscoito de maisena (usei 300 gramas de biscoitos de leite, de padaria)
1 xícara (chá) de açúcar
200 mL de leite

Para a 3ª camada:
3 claras
1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de creme de leite
100 gramas de chocolate ao leite (em lascas) para decorar

Modo de preparo:

Para a 1ª camada:
Em uma panela, juntar as gemas dos ovos, o leite condensado e o leite. Quando iniciar fervura, abaixar o fogo e acrescentar o amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite. Esperar apurar, desligar o fogo e juntar a essência de baunilha. Colocar numa travessa e reservar.

Para a 2ª camada:
Esfarelar o biscoito, juntar o chocolate, o leite e o açúcar. Bater no liquidificador até ficar bem homogêneo. Com ajuda de uma colher, despejar sobre o creme que está reservado.

Para a 3ª camada:
Bater as claras em neve, adicionar o restante do açúcar até ficar em ponto de suspiro, depois acrescentar o creme de leite e misturar com os garfos da batedeira desligada. Com o auxílio de uma colher, despejar sobre o creme de chocolate reservado. Decorar com as raspas de chocolate e levar para a geladeira até que endureça.

Dicas:

Esse pavê demora bastante para ficar firme. No dia que fiz, ele ainda estava bem líquido e só ficou firme no final do dia seguinte.

2 comentários:

Eu comentaria isso!