sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bolo Prestígio



Ingredientes:

Para a massa:
2 ovos
1 copo (250 mL) de açúcar
1/2 copo (250 mL) de leite
1 copo (250 mL) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para o recheio:
100 gramas de coco ralado
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de açúcar
Cerca de 3/4 xícara (chá) de leite

Para a cobertura:
1 caixinha de chantilly
50 gramas de chocolate ao leite

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater as gemas com o açúcar e o leite. Acrescentar os outros ingredientes e bater bem. Por último, bater as claras em neve e acrescentar delicadamente à massa do bolo. Assar numa fôrma redonda de fundo removível (20 cm de diâmetro) em forno médio.

Para o recheio:
Levar os ingredientes ao fogo até dar ponto (o creme deve ficar bem consistente). Esperar esfriar antes de aplicar.

Para a cobertura:
Bater o chantilly na batedeira (deixar a caixinha previamente no congelador por cerca de 1 hora). Espalhar por cima do bolo. Decorar com o chocolate ralado.

Montagem:
Depois de frio, cortar o bolo ao meio. Molhar com uma calda de sua preferência (guaraná, leite de coco, achocolatado, etc.). Rechear o bolo com o creme já frio, cobrir com a outra metade e acrescentar a cobertura. Decorar a gosto.

Dicas:
O bolo também fica muito bom com cobertura de brigadeiro.
Não deixe de molhar o bolo com uma calda, senão fica borrachudo e seco na geladeira. Para esse bolo, usei quase 1 garrafinha de leite de coco. Use a imaginação para decorar, coloquei também doce de leite para a base.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Torta de limão I



Mais um doce azedinho... e muito bom! Receita retirada da comunidade "Culinária - Receitas", do Orkut.

Ingredientes:

Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres de sopa de margarina
½ lata de creme de leite
1 colher de chá de fermento em pó

Para o recheio:
1 lata de leite condensado
½ copo de suco de limão coado
½ lata de creme de leite

Para a cobertura:
2 claras
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de raspas de limão para decorar

Modo de preparo:

Para a massa:
Peneirar a farinha, fazer uma cova no centro e colocar a margarina, o creme de leite e o fermento. Misturar com as pontas dos dedos, juntando a farinha até que seja toda incorporada à massa e que solte completamente das mãos. Deixar descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma fôrma de aro removível (25cm de diâmetro), furar o fundo com um garfo, assar em forno médio alto (220ºC), por cerca de 20 minutos ou até ficar com as bordas douradas, mas não escuras.

Para o recheio:
Misturar bem o leite condensado com o suco de limão até que adquira consistência de creme. Misturar o creme de leite e as raspas de limão. Reservar.

Para a cobertura:
Bater as claras em neve em velocidade média até encorpar, juntar aos poucos o açúcar, aumentar para a velocidade máxima e bater até obter um suspiro firme. Rechear a torta com o creme de limão, cobrir com o suspiro e voltar a torta ao forno baixo (180ºC), por cerca de 10 minutos, apenas para dourar o suspiro. Deixar esfriar antes de servir.

Dicas:
Espere a massa assada esfriar completamente antes de rechear. Isso evita que a massa fique "emplastada".
Se preferir um recheio mais azedinho, coloque mais limão. Caso contrário, diminua a quantidade.
Você pode substituir o suspiro por chantilly. Eu até prefiro, mas dessa vez resolvi seguir a receita original. Coloquei o suspiro com bico de confeitar, mas caso não tenha, espalhe com uma colher e faça esse efeito "puxado para cima" com auxílio de um garfo.
O tempo que a torta fica assando varia em cada forno. No meu, assou por cerca de 35 minutos até dourar. O suspiro também demorou mais do que 10 minutos para começar a dourar. Não siga esse tempo a risca, veja como o seu forno é.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pavê de Maracujá


Pra quando dá aquela vontade de comer um doce azedinho...

Ingredientes:

Cerca de 300 gramas de biscoito de chocolate ao leite Distração, da Marilan
1 lata de leite condensado
Cerca de 3/4 da lata de suco de maracujá concentrado (de garrafa)
1 caixinha de chantilly pronto (deve ser deixado previamente no congelador por 1 hora)
50 gramas de chocolate ao leite

Modo de preparo:

Faça um creme misturando o leite condensado e o suco de maracujá. Mexa bem até encorpar. Reserve. Num refratário, coloque uma camada de biscoitos, metade do creme, outra camada de biscoitos, o creme restante, mais uma camada de biscoitos. Bata o chantilly na batedeira conforme indicado na embalagem. Espalhe por cima da última camada de biscoitos. Rale o chocolate (ralo fino) e jogue por cima do pavê. Sirva gelado.

Dicas:

Você pode fazer esse pavê usando qualquer biscoito - "maizena", "maria", etc. Fiz com esse porque era o que eu tinha. Compre aqueles pacotes de 400 gramas, a receita usa quase 2 dos 3 pacotes individuais que vem na embalagem.
Não há necessidade de umidecer os biscoitos, já ficam bem macios.
Quanto a marca do chantilly, indico sempre a "Hulalá". Não "desanda" depois que bate e é muito saboroso. Fácil de encontrar.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fondue de Chocolate



Ótima receita para o frio, e se tiver o aparelho de foundue, melhor ainda. Até hoje só fiz com chocolate (por que será?), qualquer hora vou fazer com queijo. Muito fácil de fazer, vamos lá:

Ingredientes:

300 gramas de chocolate ao leite
Cerca de 1 caixinha de creme de leite
Frutas frescas a gosto - morango, banana, pêssego, manga, etc.
Biscoitos a gosto

Modo de preparo:

Caso não tenha o aparelho de fondue, basta derreter o chocolate picado no microondas (vá colocando um minuto de cada vez, abra o microondas a mexa, coloque mais tempo até derreter). Depois, acrescente o creme de leite até ficar com a consistência desejada. Mexa bem. Com o aparelho de fondue fica ainda mais fácil, vc pode fazer direto na panela. Coloque o creme de leite e vá acrescentando o chocolate picado aos poucos, no fogo baixo e mexendo sem parar. Pique as frutas e sirva com o fondue.

Dicas:
Você pode acrescentar um pouco de licor na receita (cerca de 1 colher de sopa). Eu particularmente não gosto, prefiro só o creme de leite com chocolate. Se preferir, troque o chocolate ao leite por meio amargo ou branco.
Altere a consistência do fondue como desejar. Se quiser um creme mais grosso, reduza a quantidade de creme de leite.
As frutas que combinam são inúmeras, use a criatividade.
Com biscoitos também fica muito bom, principalmente os do tipo "maizena".
Não use aqueles chocolates vagabundos hidrogenados, nem se for uma marca boa do tipo "cobertura", pois fica com "gosto de vela". Escolha um de marca boa. Costumo usar o da Lacta.