terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brownie de Ovomaltine


Fui comprar mais ovomaltine e encontrei essa receita na embalagem. Adoro brownie, mas nunca tinha feito, comia em padarias. Brownie é um bolo típico dos Estados Unidos, com gosto forte de chocolate. É levemente úmido e fica baixinho na fôrma. Essa receita é uma variação do tradicional brownie, muito simples de fazer.

Ingredientes:

100 gramas de chocolate meio amargo picado
170 gramas de manteiga sem sal
4 ovos
250 gramas de açúcar (cerca de 1 e 1/2 xícara de chá)
280 gramas de farinha de trigo (cerca de 2 xícaras de chá)
3 gramas de fermento em pó (cerca de 1 colher de chá)
210 gramas de ovomaltine (7 colheres de sopa)
50 gramas de nozes picadas

Modo de preparo:

Derreter o chocolate com a manteiga e reservar. Bater na batedeira os ovos e o açúcar até ficar um creme claro. Juntar a farinha de trigo e o fermento, misturar bem. Acrescentar o ovomaltine, as nozes e o chocolate derretido reservado, mexendo delicadamente. Colocar numa assadeira média, untada e enfarinhada. Levar ao forno pré-aquecido, por cerca de 20 a 25 minutos.

Dicas:

Para saber quando o brownie está pronto, enfie um palito nas bordas da assadeira, se sair seco, está pronto. No centro da assadeira, o palito deverá sair ligeiramente úmido. Se você deixar assar demais, o brownie ficará duro.
Usei castanhas ao invés de nozes.
O brownie tem um tempo de duração muito curto (cerca de 2 dias), fica duro e seco bem rápido. Fiz metade dessa receita, numa assadeira pequena, rendeu 6 brownies médios.

2 comentários:

  1. Muito obrigadoooooo, eu tbm tinha visto esta receita na embalagem e fiz umas duas vezes, mas fazia muito tempo e nao tinha mais a receita, e nao acho em lugar nenhum..... fica uma delicia de verdade e agora vou aprender a fazer pra nao precisar seguir receita hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, brownies são tudo de bom, né? Que bom que conseguiu recuperar a receita!
      Abraços.

      Excluir

Eu comentaria isso!