terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Alfajor


Há uns anos atrás, minha cunhadas voltaram da Argentina trazendo uns doces e chocolates de uma tal de Havanna. Eu nem sabia da existência dessa marca, até que minha sogra me deu um alfajor. Ah... depois que provei um, tornou-se um dos meus doces favoritos. Gostei mesmo quando meu marido foi estudar em São José dos Campos e descobri que lá havia algumas lojas Havanna. Comi muitos alfajores durante esse período, e também quando fui em lua de mel para Buenos Aires, quando morei em SJC por 1 ano e meio e também quando estive no Chile. Aproveitei bem todas as oportunidades, inclusive foi a lembrancinha do meu casamento, no lugar dos bem-casados.
Na Argentina o preço é muito menor do que no Brasil, vale a pena trazer uns para estocar. Além do famoso alfajor, o doce de leite e um outro chocolate que só é vendido no inverno - não lembro o nome, mas parecia uma gota com muuuito doce de leite - são maravilhosos. Pena que aqui não tem :-(
Por causa do gosto que tomei por alfajores, fiquei doida com essa receita que minha amiga Lourdes Maria postou na comunidade "Culinária-Receitas" do orkut. Não é igual aos alfajores Havanna, mas é uma receita deliciosa que vale a pena ser feita para quem curte esse tipo de doce.
O tradicional alfajor é um doce típico dos países ibero-americanos, composto de 2 ou 3 camadas de massa, que após assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelando, mas firmes, com recheio de doce de leite coberto com chocolate derretido ou açúcar de confeiteiro.

Ingredientes:

100 gramas de margarina
1 xícara (chá) de açúcar refinado (peneirado)
1 colher (café) de essência de baunilha
4 gemas
2 xícaras (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de farinha de trigo (peneirada)
1/2 casca ralada de um limão (não coloquei)
1 pitada de sal
1 colher (café) de fermento em pó
Doce de leite para rechear
Chocolate ao leite derretido para banhar

Modo de preparo:

Na batedeira, bater a margarina, o açúcar e a casca do limão. Colocar as gemas uma a uma, sem parar de bater, até ficar bem misturado. Juntar a essência de baunilha. Quando o creme estiver claro e fofo, parar de bater. Juntar os ingredientes secos e misturar bem. Transferir a massa para uma superfície seca e enfarinhada, amassar bem. A massa deverá ficar lisa, sem grudar nas mãos. Abrir a massa com um rolo, entre 2 plásticos. Cortar a massa com o auxílio de uma xícara ou copo no tamanho desejado e levar para assar numa fôrma untada e enfarinhada. Esperar esfriar totalmente, retirar da fôrma, rechear a gosto e banhar no chocolate derretido. Transferir para uma superífie coberta com papel manteiga e esperar secar.

Dicas:

Não deixe os biscoitos passarem do ponto, senão ficam muito quebradiços e rechear torna-se impossível. Devem ficar bem branquinhos. Cuidado porque assa rápido!
Se quiser, use chocolate branco ou uma calda de açúcar de confeiteiro e limão para banhar.
Na postagem da Lou, ela também sugere que os alfajores sejam recheados com brigadeiro.

2 comentários:

  1. Gostei muito de sua receita e estou compartilhando. Obrigada.Abraços..nancyfranco55@gmail.com

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!