quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Espaguete Verde Cremoso



Hoje acordei com vontade de comer macarrão. Essa receita eu inventei, nunca tinha usado brócolis em nenhuma massa antes, pois pensava ser algo que ficasse bom somente em saladas, rsrsrs. E não é que combinou? Especialmente para os vegetarianos, como minha amiga Camila!

Ingredientes:

250 gramas de espaguete
1 lata de creme de leite
1/2 pimentão picado em cubos pequenos
200 gramas de brócolis
1/2 lata de ervilhas
Cerca de 150 mL de leite
Sal, pimenta e salsa a gosto
1 colher (sopa) rasa de margarina
Queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Aqueça a margarina e refogue o pimentão. Em seguida, junte o brócolis cozido e as ervilhas escorridas. Abaixe o fogo e deixe por uns 2 minutos. Junte o leite e o creme de leite. Coloque temperos a gosto. Deixe aquecer bem, porém sem ferver. Cozinhe o macarrão em bastante água com sal até ficar "al dente". Num refratário fundo, despeje um pouco de molho, o macarrão cozido e o molho restante. Polvilhe parmesão e leve ao forno pré-aquecido por uns 5 minutos. Sirva em seguida.

Dicas:

Eu costumo usar brócolis congelado, aqueles de saquinho. Caso prefira o fresco, use metade e cozinhe bem. Cozinhei no vapor por cerca de 5 minutos.
Usei ervilhas de lata, embora ache as ervilhas frescas mais saborosas.
Não gosto de cozinhar macarrão com óleo, cozinho apenas com água e sal. Acho que o óleo atrapalha a aderência do molho. Além disso, sempre acaba grudando se ficar sem molho, com ou sem óleo no cozimento. Por isso prefiro não colocar. Também não gosto de passar o macarrão pela água fria como muita gente faz após o cozimento. Acho que esfria a massa e continua grudando.
Você também pode substituir a margarina por azeite para refogar o pimentão, brócolis e as ervilhas.
Essa receita serve 2 pessoas.

Um comentário:

  1. Camila postou:
    Muito gostoso! Adotei definitivamente a dica de nao colocar óleo na água do cozimento. O molho adere muito melhor mesmo. Gostei também de fazer a refoga apenas com o pimentao. Sempre usei apenas alho ou cebola. No dia que fiz nao tinha ervilha, mas muito espinafre. O molho ficou lindo! Verdíssimo! Usei um pouquinho de camembert... aqui é muito barato. Receita 5 estrelas!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!