sexta-feira, 30 de julho de 2010

Tarteletes de Pêssegos


Estive em Juiz de Fora mês passado e fui na casa dos meus tios almoçar. Comi uma sobremesa maravilhosa, as tarteletes de morangos da Dalva. Fiquei com vontade de comer depois (óbvio né?), comprei as forminhas ainda em JF, peguei a receita com ela fiz aqui em casa, com algumas modificações. Usei pêssegos ao invés de morangos porque aqui custam muito caro e são difíceis de encontrar, mas achei que ficam bem melhores com morangos. A foto das tarteletes que a Dalva fez estão no meu orkut. Para quem não conhece e mora em Juiz de Fora, ela faz de tudo pra vender (bolos, tortas, docinhos, salgadinhos, etc.) e eu recomendo! Aproveito e deixo aqui o telefone dela: 32173976.

Ingredientes:

Para a massa:
2 colheres (sopa) de margarina
100 gramas de açúcar
1 ovo
Farinha de trigo até dar ponto

Para o creme:
1 lata de leite condensado
400 mL de leite
1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho
1 colher (café) de essência de baunilha

Para o recheio e cobertura:
Cerca de 1/2 lata de pêssegos em calda
Calda para sorvete sabor chocolate

Modo de preparo:

Para a massa:
Misturar a margarina, o ovo e o açúcar. Juntar porções de farinha aos poucos até ficar uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Forrar forminhas individuais com fundo removível. Levar para assar em forno médio até dourar levemente as bordas.

Para o creme:
Numa panela, aquecer o leite condensado e o leite até ferver. Abaixar o fogo e colocar o amido de milho dissolvido numa pequena quantidade de leite. Mexer bem até engrossar. Desligar o fogo e acrescentar a essência de baunilha. Reservar.

Para o recheio:
Escorrer a calda, picar os pêssegos em cubos pequenos e reservar.

Montagem:
Desenformar as tarteletes. Colocar uma boa quantidade de creme, os pêssegos em cubos a gosto e por último a calda de choocolate.

Dicas:
Despeje a calda apenas no momento de servir, pois ela "entranha" pela massa, que acaba ficando mole. Caso não goste dessa calda, bata um pouco de chantilly e use em substituição.
As tarteletes feitas com pêssegos em calda devem ser consumidas rapidamente, pois o pêssego tende a ressecar e elas ficam com um aspecto feio. Você também pode substituir por qualquer fruta do seu gosto, ou até mesmo por pedaços de chocolate.
A receita original leva chocolate derretido nas bordas, fica com um aspecto lindo e também é muito gostoso. Para isso, basta derreter cerca de 200 gramas de chocolate ao leite e banhar apenas as bordas das tarteletes.
O rendimento varia de acordo com o tamanho da fôrma que você usou. Fiz em forminhas de cerca de 6,5 cm de diâmetro, renderam 18 unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!