sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fondue de Chocolate



Ótima receita para o frio, e se tiver o aparelho de foundue, melhor ainda. Até hoje só fiz com chocolate (por que será?), qualquer hora vou fazer com queijo. Muito fácil de fazer, vamos lá:

Ingredientes:

300 gramas de chocolate ao leite
Cerca de 1 caixinha de creme de leite
Frutas frescas a gosto - morango, banana, pêssego, manga, etc.
Biscoitos a gosto

Modo de preparo:

Caso não tenha o aparelho de fondue, basta derreter o chocolate picado no microondas (vá colocando um minuto de cada vez, abra o microondas a mexa, coloque mais tempo até derreter). Depois, acrescente o creme de leite até ficar com a consistência desejada. Mexa bem. Com o aparelho de fondue fica ainda mais fácil, vc pode fazer direto na panela. Coloque o creme de leite e vá acrescentando o chocolate picado aos poucos, no fogo baixo e mexendo sem parar. Pique as frutas e sirva com o fondue.

Dicas:
Você pode acrescentar um pouco de licor na receita (cerca de 1 colher de sopa). Eu particularmente não gosto, prefiro só o creme de leite com chocolate. Se preferir, troque o chocolate ao leite por meio amargo ou branco.
Altere a consistência do fondue como desejar. Se quiser um creme mais grosso, reduza a quantidade de creme de leite.
As frutas que combinam são inúmeras, use a criatividade.
Com biscoitos também fica muito bom, principalmente os do tipo "maizena".
Não use aqueles chocolates vagabundos hidrogenados, nem se for uma marca boa do tipo "cobertura", pois fica com "gosto de vela". Escolha um de marca boa. Costumo usar o da Lacta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!